terça-feira, 20 de outubro de 2009

INTERTEXTUALIDADE DA MÚSICA COM A LITERATURA

Chico Buarque tem várias intertextualidades em sua Obra.
A começar pelo que é mais presente em seus trabalhos:
Carlos Drummond de Andrade.Quadrilha (Drummond)João amava Teresa que amava Raimundoque amava Maria que amava Joaquim que amava Lilique não amava ninguém.João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
Em 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes fizeram uma peça de teatro chamada "Gota d'água". Uma das músicas, que mais tarde seria gravada pro disco da Bibi Ferreira, chamava-se "Flor da Idade" e claramente trazia um diálogo com Drummond em um trecho. Flor da idade (trecho) (Chico Buarque):
Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava PauloQue amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava DoraQue amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amavaCarlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amavaa filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha.
Poema de sete faces (Drummond)
Quando nasci,
um anjo torto
desses que vivem na sombra disse:
Vai, Carlos! ser gauche na vida.
A música "Até o fim" foi feita para o disco de 1978, popularmente conhecido como "Samambaia", quando a Ditadura começava a liberar músicas que antigamente haviam sido censuradas.
Até o fim (Chico Buarque)
Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim

2 comentários:

  1. Está muito interessante o blog de vocês, sigam assim. Com certeza o evento cultural será um sucesso. Mas, precisamos organizar tudo da melhor maneira possível. Assim, será sucesso total!!!

    Beijos. Prof. Nubia

    ResponderExcluir
  2. È devo comcordar de que este blog estar fantastico, e o nosso evento será otimo sim se todos os alunos trabalharem pra valer bjs.
    gleicinha e turma.

    ResponderExcluir